sábado, 14 de novembro de 2009

A criação do homem




Abordada por vários autores em muitas teses e uma das obras mais famosas de Michelangelo, A criação do homem recebe destaque pelo conjunto de fatores que apresenta. Está pintada no teto da Capela Sistina, em Roma, ao lado de outras cenas concebidas na época do Renascimento.
A Criação do homem (1511-1512) representa Deus criando Adão, que, segundo o Cristianismo, foi o primeiro ser humano. O estudo do corpo e do caráter humano são características da época. Percebe-se, comparando com questões contemporâneas de estudo do humano, que, ao traçar o corpo, Michelangelo reflete seu conhecimento sobre anatomia. Evidencia o volume delineando os músculos com arte no traçado das linhas e com o uso da perspectiva - técnica através da qual os artistas conseguem reproduzir os espaços reais sobre uma superfície plana, dando a noção de profundidade e de volume.
Assim como outras obras renascentistas, o tema presente é a questão religiosa, bem como o ideal humanista e o conhecimento científico. Em A criação do homem, a pintura é feita com contrastes de cor, sugerindo uma iluminação. O jogo de contrastes também é reponsável pela sugestão de volume dos corpos, pois permite destacar na obra os elementos mais importantes e obscurecer os elementos secundários. A obra sugere que as linhas verticais, horizontais e diagonais tenham sido copiadas da realidade, assumindo, verdadeiramente, as características do período.


Informações disponíveis em http://histoblogsu.blogspot.com/2009_04_12_archive.html; http://www.cyberartes.com.br/indexArtista.asp?edicao=128 e http://www.brasilescola.com/historiag/renascimento.htm. Acesso em: 25/06/09.

Nenhum comentário: